Locatários : Instruções de Desocupação

Para a orientação de nossos clientes, apresentamos alguns procedimentos e dicas importantes para a desocupação do imóvel:

1. COMUNICADO DE DESOCUPAÇÃO: Para desocupar o imóvel, conforme cláusula contratual, o locatário deverá entregar um aviso por escrito com 30 dias de antecedência, na Imobiliária (Itajaí, Balneário Camboriú ou Navegantes). O aviso de desocupação terá validade e eficácia pelo prazo de 60 dias a contar do protocolo. Após este prazo, será presumida a intenção do locatário em permanecer no imóvel, com o cancelamento do aviso. Caso permaneça no imóvel e deseje novamente desocupar, deverá informar expressamente através de novo aviso de desocupação.

2. PINTURA: Se o imóvel foi locado com pintura nova, deverá ser devolvido também com pintura nova. Para comodidade do locatário, a pintura poderá ser executada pela Max. Se optar por essa modalidade, o locatário deverá pagar o valor da pintura no momento da entrega das chaves.

3. VISTORIA: Depois que o imóvel estiver totalmente desocupado, limpo e em ordem conforme vistoria inicial, e com pintura na condição estipulada no contrato, o locatário deverá marcar a vistoria final por escrito com pelo menos três dia úteis de antecedência, em nossos escritórios ou pelo email admlocacao@maximobiliaria.com.br.

4. CONDIÇÕES PARA A ENTREGA DO IMÓVEL: A condição para que o imóvel seja entregue – e suas responsabilidades com aluguel e encargos cessem – é de que o imóvel esteja exatamente na condição do início da locação. Leia a vistoria inicial com cuidado e confira todos os itens, principalmente cor e marca da tinta para executar a pintura. Se constatadas irregularidades no imóvel na vistoria final, você não poderá entregar as chaves. Neste caso, aluguel e encargos continuarão a correr por sua conta até que o imóvel esteja de acordo com vistoria inicial.

5. LUZ: Após a vistoria final, faça a leitura final da luz, pegando sua última conta e copiando a marcação atual do seu medidor de luz. De posse destes dados, dirija-se à CELESC e peça a conta final, COM DESLIGAMENTO. Este procedimento é muito importante, e de sua responsabilidade, para evitar cobranças indevidas por parte da CELESC. Se houver alguma taxa incluída na fatura da luz é obrigatório seu cancelamento (TV a cabo, publicidade, doações, etc.). Também deve ser cancelado o débito automático em conta corrente. Apresente na Imobiliária a conta final quitada, juntamente com o protocolo de desligamento, no ato da entrega de chaves.

6. ÁGUA: Se o imóvel locado tem conta individual de água, traga a última fatura quitada. Se a água de seu imóvel é cobrada no condomínio, não é necessário se preocupar.

7. CONDOMÍNIO: Solicite ao Síndico ou à Administradora uma Negativa de Débitos, referente ao período da locação, com assinatura e carimbo do responsável. Entregue na imobiliária, junto com o último boleto pago. Se você já está de posse da próxima conta, ainda não vencida, traga também no dia da entrega das chaves.

8. IMPOSTO DE RENDA: Sendo locatário Pessoa Jurídica, devem ser apresentados os DARFs e DIRFs de recolhimento de Imposto de Renda Retido na Fonte, quitados.

9. SECRETARIA DA FAZENDA: No caso de locatário Pessoa Jurídica, entregar o comprovante de transferência de endereço, ou baixa na Secretaria da Fazenda.

10. ENTREGA DAS CHAVES: Cumpridos todos os itens anteriores, procederemos aos acertos finais e recebimento das chaves e acessórios. Serão cobrados os dias finais de aluguel e outras taxas proporcionais, caso haja. Caso as chaves sejam devolvidas antes de decorridos os 30 dias desde o comunicado de desocupação, serão cobrados aluguel e demais taxas até a data em que se completaria este prazo.

11. PAGAMENTO: ATENÇÃO! O acerto final de aluguel e taxas proporcionais é feito na imobiliária Max em Itajaí. O pagamento deverá ser feito em dinheiro. Não será emitido boleto bancário.

Para outras informações por favor entre em contato pelo telefone (47) 3341 3000, ou emails rescisao@maximobiliaria.com.br ou admlocacao@maximobiliaria.com.br.